segunda-feira, 18 de junho de 2012

O 12º jogador

 No gol de Jesus Navas, Fàbregas foi dono de 90% da jogada (getty images)

Cesc Fàbregas chegou à Eurocopa como coadjuvante. Vindo de uma temporada onde se esperava que brilhasse mais no Barcelona, a expectativa era de ser reserva durante a competição. No entanto, Del Bosque surpreendeu a todos e começou o jogo de estreia contra a Itália com o catalão titular, cumprindo o papel de falso nove, bem longe de sua posição de origem. Cesc, que chegou a atuar assim em poucos jogos durante o início de 2011/2012, se sentiu claramente incomodado. Não cumpriu a função com excelência, mas marcou o gol que deu o empate à Fúria. Foi sacado da equipe titular no jogo seguinte contra a Irlanda, viu Fernando Torres anotar dois, mas, quando entrou em campo, também não passou em branco.

Contra a Croácia, Fàbregas voltou a sentar no banco. Viu, durante mais ou menos 75 minutos, a Croácia pressionar a Espanha e Fernando Torres passar despercebido no ataque. Sua entrada no lugar de um apagado Silva mudou os rumos da partida. Cesc, que havia desperdiçado boa oportunidade logo em seu primeiro toque na bola, se redimiu. Ele dominou a bola na intermediária, observou a passagem de Iniesta e tocou por cima, desmontando uma confiante e forte defesa croata. Iniesta dominou e, cara a cara com Pletikosa, rolou para Jesus Navas estufar as redes livres, dar a vitória à Espanha e tirar a equipe do caminho da Alemanha nas semifinais. O gol foi do andaluz e a assistência do camisa seis, mas o protagonista da jogada foi o catalão que vesta a camisa 10.

Impussionado pela temporada excelente de David Silva, que foi um dos destaques do Manchester City no título da Premier League, competição na qual Fàbregas não conseguiu levar o Arsenal à taça, era de se esperar que o barcelonista fosse relegado ao banco. Entretanto, tem quebrado qualquer tipo de desconfiança. Com Silva sentindo o peso de uma temporada cansativa, onde já havia caído de rendimento ao longo do segundo semestre, Cesc tem tomado o protagonismo que deveria ser do canário. Mais uma vez decisivo, não será surpresa se aparecer como titular ao lado de Fernando Torres mas no lugar do ex-ché nas quartas-de-finais.

Se ainda pode jogar em um nível superior ao apresentado nesta Euro, Fàbregas ao menos não tem decepcionado. Hoje, por exemplo, seria perfeitamente plausível ele aparecer em sua posição original no meio-campo no lugar de Xavi, outro que sente claramente o cansaço de uma temporada cansativa. As atuação do culé na referência do ataque mostra que ele é mestre no improviso, característica que Vicente Del Bosque mais gosta. Pelo menos pela Roja, Cesc nunca decepciona. Na Eurocopa de 2008, havia sido decisivo contra Itália e foi dono de um excelente jogo contra a Alemanha na final. Na Copa de 2010, foi dele a assistência para o gol de Iniesta. Agora, sabe que é a primeira escolha do treinador, chama a responsabilidade e faz Euro positiva (Iniesta, Casillas e Fàbregas foram os melhores da Espanha na fase de grupos). A Fúria tem um 12º jogador.

3 comentários:

  1. Jogou muito na Euro 2008, quando o Villa se machucou e a Espanha jogou no 4-2-3-1. Marcos Senna e Xavi; Silva, Cesc e Iniesta; Torres. Faria a mesma coisa agora, obviamente com Busquets no lugar do Senna.

    ResponderExcluir
  2. um dos melhores jogadores da Espanha e da Euro em geral, sempre participativo nos gols decisivos da Fúria...não fosse Xavi e Iniesta seria titular absoluto...Cesc é cracão

    ResponderExcluir
  3. Deu 4 dos 7 pontos da Espanha na fase de grupos.

    ResponderExcluir